quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Resenha – Eu estive Aqui


Quando “Eu estive aqui” de Gayle Forman foi lançado fiquei louca para ler, gosto de livros que como este tem um tema forte e uma mensagem importante a ser deixada. Assim como outros livros que li sobre suicídio este me deixou uma marca, algo que me faça refletir, como entender o quanto o ser humano é frágil ou o quanto é difícil conhecer verdadeiramente alguém, até mesmo nós mesmos.


Foto: Dani Cruz

“A vida pode ser difícil, bonita e caótica, mas, com um pouco de sorte, a sua será longa. Se for, você verá que é também imprevisível e que há momentos de escuridão. Mas eles passam, às vezes graças a muito apoio externo, e o túnel se alarga, permitindo que os raios de sol entrem. Se você estiver na escuridão, pode parecer que vai continuar nela para sempre. Tateando às cegas. Sozinho. Mas não vai – e não está sozinho.” – Nota da Autora

Cody e Meg são amigas praticamente a vida toda, uma conhece a outra tão bem que divide seus sonhos e desejos, um deles é deixar a cidade natal para estudarem juntas em uma cidade grande e cheia de coisas novas. Meg conseguiu realizar esse desejo, mas para Cody as coisas não foram fáceis, nunca eram. Ficar presa naquela cidadezinha fazendo faxinas para conseguir algum dinheiro, fez Cody se sentir só, mas ainda assim se manteve firme. Para Cody, Meg estava vivendo coisas incríveis na nova cidade, mas ao receber um email de Meg com a pior noticia que poderia receber em toda sua vida, Cody percebe que não conhecia a amiga tão bem assim.

“Sinto informar que precisei dar fim à minha própria vida. Estou adiando esta decisão há muito tempo, e ela é minha e de mais ninguém. Sei que isso lhe causará sofrimento, e lamento que seja assim, mas saiba que eu precisava acabar com a minha dor. Não tem nada a ver com você, mas tudo a ver comigo. Não é culpa sua.” – Meg

Meg desistiu de tudo e procurou por uma solução definitiva, a mais fácil ou no fim das contas a mais difícil de todas, Cody não consegue entender porque Meg fez isso, ela era inteligente, feliz, amada, nada disso era suficiente para continuar vivendo? Nem mesmo sua família valia o esforço? A culpa por não saber o que acontecia com amiga assola Cody e quando os pais de Meg pedem para que ela vá até a faculdade buscar as coisas da filha, Cody tem a oportunidade de conhecer o mundo que Meg vinha escondendo dela.


Foto: Dani Cruz
E é na busca por resposta que ela encontrar inúmeras pessoas entre elas alguém que pode ter responsabilidade pelas escolhas de Meg: Ben McCallister. Ben, não é do tipo “flor que se cheire” e quando Cody descobre que ele abandonou Meg quando ela mais precisava, acreditar ser ele a pessoa culpada por tudo. Mas nem tudo é o que parece ser, nem mesmo Meg era a garota que ela pensava, e é com a ajuda daquelas pessoas inclusive de Ben que Cody descobre que Meg tinha muitos segredos guardados. 

“Meg era minha melhor amiga e eu achei que nós fôssemos tudo uma para outra. Achei que contássemos tudo uma para a outra. Mas, no fim das contas, eu não a conhecia nem um pouco... Como pode acreditar que alguém é a pessoa mais bonita, incrível e simplesmente a criatura mais mágica que já conheceu, quando, no fim das contas, ela estava sofrendo tanto que precisou beber um veneno que rouba o oxigênio das células até o coração não ter outra escolha senão parar de bater?” - Cody

Inicialmente achei Meg um personagem frio e calculista, não foi pra menos, a forma como ela arquitetou tudo me deixou bem chocada, mas a medida que a verdade vai sendo exposta o choque se transforma em compaixão e desejo por tudo ter acontecido de uma forma diferente. Confesso que terminei esse livro um pouco triste e mesmo conhecendo o porque das escolhas de Meg ainda não consigo compreender, sou do tipo de pessoa que – como já disse em outra resenha – apesar de tudo estar uma merda acredito e amo a vida, desejaria e ofereceria inúmeras opções para ela.

"Você tinha um monte de pedras nas mãos, então resolveu limpá-las, deixá-las bonitas e fez um colar. Meg ganhou um colar de joias e se enforcou com eles." - Tricia

Eu sofro com esse tipo de livro, mas talvez eu seja um pouco louca, porque amo ter a oportunidade de ler e conhecer histórias como essas, nos faz pensar antes de julgar alguém que comete um ato como esse, nos faz pensar que mesmo não concordando com coisas como essa, não dá para apontar o dedo e fazer julgamentos, existe histórias, doenças, medos, entre outras coisas que faz alguém agir assim e mesmo eu conseguindo ver tudo isso, ainda assim não consigo compreender que para muitos essa decisão é uma opção.   

O livro é muito bem escrito, quem leu "Se eu ficar" da autora sabe como ela é capaz de nos prender desde a primeira página. Tem muitas coisas boas nesse livro, os personagens cativantes, os mistérios por trás da morte de Meg, a busca de Cody por resposta, a mensagem que autora nos deixa e sim tem um romance, não é nada exuberante e nem poderia, afinal  o foco do livro não é esse, mas o pouco do romance já dá uma leveza boa ao livro, e eu romântica como sou (nem tanto) amei isso.

“Eu não devia ter deixado você ir embora. Devia ter dito alguma coisa ontem, mas foi intenso para mim também, e você me deu medo, Cody. Você me dá bastante medo.” - Ben

Mais que indicado, mais que aprovado. Leiam sim, leiam muito! 

Skoob: 


62 comentários:

  1. Já vi muita gente falando muito bem deste livro, fico sempre curiosa para le-lo.
    Amei tua resenha, beijos.
    Jardim de primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro vale muito a pena, espero que possa ler!
      Obrigada!

      beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  2. Olá,
    As fotos ficaram ótimas, só dizendo. Falar da Gayle é difícil pra mim porque ela é uma das minnhas autoras favoritas então dificilmente algo vai sair da minha boca sobre ela que não seja bajulação.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês, obrigada pele elogio ♥
      Essa é mesmo uma excelente autora, até hoje amei todos os livros dela.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  3. Oiee, vim vistar =)
    Que bela resenha me deu vontade de começar ler o livro, não fiz por não tê-lo - aceito de presente rsrs- sou uma pessoa que sofre e chora horrores lendo, acredito que essa leitura irá mexer com minhas emoções.
    Beliscões da Máh <3
    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, obrigada pela visita. Espero que tenha a oportunidade de ler esse livro, ele com certeza vai mexer com você!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  4. Oi Dani, adorei sua resenha e fiquei muito curiosa para ler.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micaeli, obrigada e espero que tenha essa oportunidade!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  5. uaal, parece muito bom !

    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luana, é muito bom mesmo!

      beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Adorei a resenha, ainda não conhecia esse livro.

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson, espero que possa ler esse livro, vale muito a pena!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  7. Fiquei com vontade de ler!!!
    beijinhos, Re
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Re, leia sim esse livro é maravilhoso!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  8. Fiquei curiosa pra ler esse livro, parece ser muito bom.
    Um beijo linda!

    Blog Impulso Feminino
    Fan Page Impulso Feminino
    Instagran: @impulsofeminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaís, esse livro vale a pena, recomendo!

      beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  9. Já li Se Eu Ficar dessa autora e confesso que achei a história um pouco fraca, mas amei sua resenha e a sinopse desse livro, não lembro de alguma vez ter lido algo com essa temática de suícidio, até porque é um tema bem triste e desconcertante, mas esse livro me deixou tão curiosa

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miiah, esse é mesmo um tema difícil de se ler, mas ele é real e quando menos esperamos vemos noticias sobre isso, acho que os livros servem para nos mostrar que existe um lado da história que não sabemos e devemos conhecer antes de julgar. Recomendo a leitura.

      beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  10. Oi Dani!
    Comprei este livro e ainda não o li, mas imagino o quanto ele deve ser bom.
    Adorei saber sua opinião e me deixou mais curiosa para conhecer a trama.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nessa, é um livro envolvente sim, quando você ler vai entender o que eu disse aqui, mexe mesmo com a gente.

      beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  11. Fiquei com vontade de ler o livro, eu não tive uma experiência muito boa com "Se eu ficar" portanto fiquei com um pé atrás com a autora, mas esse livro tem tudo para me fazer mudar de ideia respeito da Gayle, espero não me decepcionar.
    Leitora nova aqui, estou adorando seu cantinho <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, séries, cultura e artes no geral. Se você puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willma, muitas pessoas não gostaram de "Se eu ficar", eu gostei bastante quando li, mas independente disso os livros são completamente diferentes, por isso acho que deve sim dar uma chance para esse livro.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  12. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    a autora tem o poder de tratar de questões tão forte com um jeito singelo, ao mesmo tempo que trabalha sentimentos em seus personagens, desperta reações no leitor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaila, é uma livro assim mesmo, mexe com nossas emoções que ficamos até sem palavras, eu simplesmente me encantei com a maneira da autora de contar essa história.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  13. oie linda , não conhecia
    mas gostei da sua resenha
    bjus
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laryssa, obrigada espero que possa conhecer essa história um dia.

      beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  14. Não conhecia, parece ser maravilhoso.
    Ótima resenha.
    Beijos
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriele, é sim um livro maravilhoso!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  15. Já vi pessoas falando bem desse livro. Parece ser bom e com um tema triste. Eu prefiro algo mais alegre, mas é sempre bom ler outros temas. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, é mesmo um livro que fala sobre um tema triste o suicídio, mas também fala sobre a vida! Vale sim a leitura!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  16. Não conhecia esse livro ainda, mas adorei, super meu estilo de livros. Quero ler <3 bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taay, que bom que você gosta desse tipo de leitura, espero que possa conhecer essa história. Vale muito a pena.

      Beijos
      Dani Cruz
      blog-emcomum.blogspot.com.br
      Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

      Excluir
  17. eu já tinha visto algumas resenhas desse livro, até agora não me deu vontade de ler, mais essas suas fotos estão maravilhosasss!! que parede linda é essa? e esse espelho? OMGGGG1 perfeito! ja to seguindo o blog pra acompanhar tudo por aqui!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana, o livro é bom espero que de uma chance para ele. Ahh essa parede é meu xodó, sou apaixonada por cada detalhe dela ♥

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  18. Oi Dani!

    Já vi o filme de "Seu eu ficar" e realmente é incrível. Este livro do mesmo autor não deve ser diferente. Doida pra ler! mas vai ter que entrar na lista :P

    Beijos! :*

    meianoite-br.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiany, sim eu também amei o filme e o livro "Se eu ficar", espero que você possa ler essa história, vale muito a pena.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  19. Nunca tinha ouvido falar desse livro e fiquei super curiosa!! =) Agora que vêm as férias de natal, já vou ter o tempinho precioso para ler..enquanto oiço música. Das minhas coisas favoritas...
    Beijinhos*

    Comecei a seguir-te :) Faz também uma visita ao meu blogue e espero que gostes do que tenho publicado por lá..
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é lindo, vale a pena conferir, aproveitar o natal para ler é ótimo, eu super indico!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  20. Eu estou em um momento de livros assim, sabia? Li A Lista Negra há uns dias e, desde então, sinto muita vontade de ler mais livros com assuntos assim, mais pesados. Talvez sejamos mesmo loucas, mas eu realmente acredito que livros assim nos trazem inúmeros ensinamentos. Adorei a resenha!

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena, somos loucas mesmo,mas não me importo esses livros são demais, se eu puder te indicar mais eu indico sem dúvida: leia "Os 13 porquês" o melhor de todos!
      Beijos e obrigada pela visita.

      Beijos
      Dani Cruz
      blog-emcomum.blogspot.com.br
      Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

      Excluir
  21. Eu só assisti o filme de Se Eu Ficar e amei, e amei a sua resenha desse também, com certeza vou ler agora!
    Também gosto desses livros que nos fazem refletir...

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, ahh se você gosto do filme vai amar o livro e quando amar esse livro, vai amar esse também. Super recomendo.

      Beijos
      Dani Cruz
      blog-emcomum.blogspot.com.br
      Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

      Excluir
  22. Não conhecia esse livro, gostei muitooo da capa! Parece ser bem triste e eu não gosto de livros tristes. :(

    Beijos,
    Blog Jéssica Alves ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, é um livro triste sim pela personagem Meg, mas um é também um livro feliz pela personagem Cody que aprende muito sobre o valor da vida, eu super recomendo!

      Beijos
      Dani Cruz
      blog-emcomum.blogspot.com.br
      Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

      Excluir
  23. Respostas
    1. Olá Jessi, obrigada espero que possa ler!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  24. Oi Dani! Eu aqui de novo!
    Que bom saber que a qualquer momento que entro no seu blog tem uma dica de livro fascinante... Vc sempre com aquele dedo bom pra escolher romances e aquela lábia pra convencer-nos a ler tbm... hehehe
    Dani, adorei essa história... Não lembro em que blog eu li sobre "os 13 porquês", um livro de uma suicida que enumera as razões pelas quais tirou a vida, que eu procurei em várias livrarias e não encontrei. Agora vc me resgata esse tema, com uma autora que certamente estará em todas as livrarias. Não tenha dúvidas que lerei!
    Gosto dessa questão de pensar do ponto de vista de alguém que faria o que jamais faríamos. Isso é super importante porque, apesar do livro ser ficção, o suicídio é algo totalmente real.

    Muito obrigada pela dica, tudo de melhor pra vc!!!

    Bjos


    http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh Fernanda! Amo seus comentários aqui!
      Foi aqui mesmo que você viu a resenha sobre "os 13 porquês" que sem dúvida você deve ler, esse é um tema forte e bem triste, mas a leitura é válida porque trás inúmeras lições, exatamente como você disse o livro é uma ficção, mas a situação tratada é real.
      Espero que você leia esses dois livros hein!

      Beijos e obrigada pela visita.
      Dani cruz

      Excluir
  25. Nossa, a resenha foi ótima e impactante! E deu muita vontade de ler o livro.
    E acompanhando seu raciocínio sobre o livro, infelizmente isso acontece, tem gente como a Meg, não é forte o suficiente para lutar contra os obstáculos da vida apesar de opções que podemos ter.

    Beijos!
    http://coisasthemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma, obrigada espero que você possa ler ♥
      Verdade, é muito comum pessoas tirarem a própria vida e isso é muito triste, o livro nos ajuda a entender um dos motivos que leva alguém a fazer algo assim.

      Beijos
      Dani Cruz
      blog-emcomum.blogspot.com.br
      Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

      Excluir
  26. Fiquei com MUITA vontade de ler o livro, vou ser sincera e dizer que nunca tinha ouvido falar, mas fiquei muito curiosa.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara, é um livro que vale muito conferir, eu recomendo.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  27. Amei essa resenha! Tinha escutado falar mas não tinha parado pra ler nenhuma resenha..
    Beijos
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniella, obrigada! Espero que possa ler essa história!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  28. Quero ler esse livro, parece ótimo. Beijos Dani 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, você por aqui? Que tudo hahaha
      Leia sim, já te indiquei ele e tenho certeza que você vai se surpreender!

      beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  29. Oi Dani, este livro é o máximo!
    Também me atraio por temas meio fora do comum. Enquanto a maioria procura romance eu procuro suicídio, se tiver as duas coisas então, melhor ainda. Excelente resenha. :D
    Um beijo!
    Blog Monykisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MoniKa, é um livro incrível mesmo! Apesar de um tema tão forte é ao mesmo tempo inspirador!
      Obrigada viu!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir