segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Resenha - Romeu e Julieta

Meu Deus do céu como é que se faz uma resenha de Shakespeare? Ah, não se faz, não é? Bom então só posso aqui compartilhar meus verdadeiros sentimentos em relação a leitura de “Romeu e Julieta”. Não foi uma leitura fácil, a escrita é completamente diferente do que estou acostumada e o conjunto de palavras usadas (devo admitir) me fazia ler e reler alguns trechos. E o que eu achei no final? Sensacional, simplesmente sensacional.

Foto: Dani Cruz
“Chama-me apenas “amor” e serei de novo batizado. Daqui para diante, jamais serei Romeu” – Romeu

Não precisaria dizer do que se trata essa história, mas qual seria a graça dessa resenha? Em Verona na Itália existiu duas famílias que a muito tempo eram rivais, os Capuletos e os Montecchios. Em um de seus desentendimentos o príncipe interveio e declarou que seriam punidos com a morte todos aqueles que se envolverem em brigas por conta de ambas as famílias.

Na casa dos Capuletos à uma linda jovem chamada Julieta, sua família procura por um noivo, mas a jovem não sonha com casamento, pelo menos não até a noite do baile em sua casa. Na família dos Montecchios, Romeu e seu primo Benvólio conversam sobre o amor não correspondido do jovem Romeu, seu primo junto com seu amigo Mercúcio, o convence a ir até o baile dos Capuletos. Romeu só aceita ir pois seria sua chance de encontrar com seu amor, Rosalina.

“Então, não vos movais, enquanto recolho o fruto de minhas preces. Assim, mediante vossos lábios ficam os meus livres de pecado!” - Romeu

O que Romeu não esperava era encontrar ali o verdadeiro amor de sua vida e não era em Rosalina. Julieta e Romeu se apaixonam perdidamente naquela noite e prometem que independente do ódio entre as famílias ficariam juntos em nome daquele amor (vocês sabem aquela cena linda do balcão ).

“Ó Romeu, Romeu! Por que és Romeu? Renega teu pai e recusa teu nome; ou, se não desejares, jura-me somente que me amas e não mais serei uma Capuleto.” - Julieta

Bom todos sabemos como essa história termina, mas é inevitável não ter esperança durante a leitura. Nos apegamos aos detalhes que poderiam ter feito dessa história um lindo romance feliz e não essa tragédia épica, mas se fosse assim essa não seria a triste e perfeita história de amor de Romeu e Julieta.  O livro está em formato de peça, contendo os cinco atos que são divididos em varias cenas, a minha versão é a com o texto integral e amei poder ler toda essa obra com todas as palavras que o bom e velho William Shakespeare usou.

“Esses transportes violentos têm um fim igualmente violento e morrem em pleno triunfo, como o fogo e a pólvora que se consomem ao se beijarem. O mais doce mel é repugnante pela própria delicia e estraga o apetite pelo seu excelente gosto. Ama, portanto, com moderação; assim conduz o verdadeiro amor.” – Frei Lourenço

Sobre as adaptações para os cinemas eu acredito ter assistido as mais famosas: aquela produzida em 1968 que assistimos nas escolas, aquela com o Leonardo DiCaprio e a ultima adaptação (a minha favorita) produzida em 2013 com o lindo Douglas Booth na pele do apaixonante Romeu. Para quem ainda não conferiu essa adaptação, eu super indico não só pelo lindo e fofo Booth, mas também pela linda produção que foi dedicada ao filme.

"O sol não exibirá seu rosto por causa de nosso luto. Saiamos daqui para falarmos mais demoradamente sobre estes tristes acontecimentos. Uns serão perdoados e outros punidos, pois nunca houve história mais triste do que está de Julieta e Romeu" – Príncipe

Não é só por ser um clássico que essa leitura é indicada, ela é tudo o que fez dela tão amada, mas apesar de já ser conhecida e não ter surpresas ao longo da leitura não posso dizer que não vale a pena ler, porque realmente vale muito a pena, afinal estamos falando de Shakespeare e do casal mais apaixonado de todos os tempos.

Trailer da minha versão favorita para os cinemas:



Skoob: 


36 comentários:

  1. Oie
    Já faz bastante tempo que eu li este livro, e o filme já assisti várias vezes, Eu acho uma história linda e triste, mas que vale muito ser lida!

    Adorei sua resenha!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nessa, essa história é mesmo muito linda de ler ou assistir. Acho que mesmo daqui à muito anos ela ainda terá a mesma emoção.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Brigite, super indico então! Se tiver oportunidade não deixe de conferir essa história.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  3. Acredita que nunca li nenhum clássico? (acho que não conta a versão resumida de Os Morros dos Ventos Uivantes) e só assisti o finalzinho de Romeu & Julieta. Acho que não conseguiria ler por causa de todo o vocabulário da época e todo o romance muito doce. Mas ainda sinto curiosidade pela versão original e vontade de tirar minhas próprias conclusões sobre o fim, pois tudo o que sei dessa obra são da boca de outros, então irei dar uma chance a Romeu & Julieta :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele eu acredito, também não sou das que lêem muito os classicos, mas às vezes gosto de conhecer, e sempre fico satisfeita então super indico e espero que consiga dar essa chance!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  4. Li esse livro no final do ano passado e parece que foi ontem. kkkk Realmente é muito bom. Compartilho do mesmo sentimento que você:MESMO SABENDO O FINAL, NÃO TEM COMO NÃO ALIMENTAR ESPERANÇAS. Apesar de saber que é uma peça e que o formato do texto é clássico, ainda assim, achei que a construção deixou a desejar se comparada com grandes romances. Ouvir dizer que é culpa da ruim tradução dessa versão da Martin Claret, mas como não tenho certeza...deixa quieto. É um bom livro. A essência da trama que conta mais do que tudo.
    Ficaria muito feliz com a sua visita! Te espero lá!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma, é mesmo difícil ler esse tipo de livro, estamos tão acostumadas com narrativas atuais que ao pegar um livro como esse é um susto, mas mesmo assim é um leitura super válida!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  5. Nossa, que saudade desse livro. Realmente é inexplicável o que sentimos ao falar sobre Shakespeare. Eu encenei essa peça, sua resenha me trouxe tantas lembranças <3

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soraya esse livro é tudo não é? Acho lindo quem tem a oportunidade de encenar essa história eu não levo jeito, mas admiro muito quem tem.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  6. Oie,
    nossa até fiquei com saudades da história agora.
    Achei o livro bem fofo. amei!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, sim essa é o tipo de história que deixa saudades ♥

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  7. Oi Dani;
    Eu li este livro a um certo tempo e ele é simplesmente lindo.
    Adorei os quotes escolhido e claro que relembrar uma leitura é maravilhoso.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ol á Camila, é linda demais essa história e essas quotes são as mais especiais pra mim ♥

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  8. Oi Dani! Você e suas resenhas apaixonadas que nos deixa cheio de expectativas e ansiedade para conhecer as histórias... rs. Como eu amo essa versão de 2013! Gente, ele é muito lindo!!!! E também tenho uma quedinha pela bela atuação da Hailee. O filme é tão lindo! Até o malvado Teobaldo é lindo! kkk. Eu estou adiando a leitura desse clássico já faz tempo, mas tudo por medo do quanto sofrerei no final... De qualquer forma, já vi o filme e sei o que me espera kkk. Ml beijos linda! Como sempre sua resenha é inspiradora!
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anya! Fico tão animada com suas visitas!
      Romeu e Julieta é assim mesmo, sabemos o que vai acontecer e mesmo assim sentimos aquele frio na barriga antes e durante a leitura. Essa versão é incrivelmente linda e completa, fiquei encantada. E nem preciso dizer que amei a versão nova do filme além de ser perfeitamente fiel ao livro os atores escolhidos são maravilhosos (o que é o nosso eterno Chuck Bass de Teobaldo ♥).
      Espero que leia logo e me conte o que achou.

      Beijos, amei sua visita
      Dani Cruz

      Excluir
  9. Olá!
    Necessito muito ler esse livro, sempre achei a história maravilhosa e fico bastante curiosa para saber os detalhes. Adorei a resenha! <3
    Beijão.

    http://leitoracretina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, espero que tenha a oportunidade de conferir logo essa história, vale muito a pena!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  10. Oiiiii!!!
    Li A Megera Domada desse autor e amei <3
    Quero muito ler outro livro dele... talvez seja esse :)
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, eu quero muito ler esse livro, não só pelo fato de querer conhecer melhor as obras desse autor, mas porque eu sou apaixonada pelo livro e pela série "Dez coisas que odeio em você" que foi um filme da minha adolescência baseada nessa história.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  11. Já vi o filme sua resenha muito boa bjs e obrigada pela visita volte sempre borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, espero que possa conhecer também o livro.

      beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  12. Que fofa a capa, só por ela já dá um incentivo a ler :) a sua resenha também ficou ótima!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Lírio Azul, Azul Lírio", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, essa capa é linda demais espero que possa ler e conhecer melhor essa história.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  13. Olá,
    Parabens pela resenha! é um classico muito bom <3
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  14. Oieee
    Adoro esse livro, e, concordo com o fato de que todos sabemos como termina e mesmo assim não tem como não termos esperanças *0*
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer
    Screepeer
    Obs: Fiz um grupo de divulgação para Blogs de entretenimento, e, como seu blog está bem nessa vibe. Gostaria de te convidar *-*
    Blogs de Entretenimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ágatha, fico tão feliz em saber que as pessoas tem esse mesmo sentimento, é uma história clássica que se renova a cada leitura.

      beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  15. Ahh que legal você ter escolhido esse livro. Mega romântico, adorei as frases que usou pra complementar sua resenha! ;)

    Beijos e Pausa pra TPM
    http://www.pausapratpm.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalyta esse livro é lindo, acho que a verdade é que ele me escolheu, sou apaixonada.

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  16. Wooow! Beautiful post my dear!!! My new post on the blog!!! http://blondelafemme.blogspot.ru/2015/09/magical-day.html please write a comment! Thank you so much!!! ))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Maria, thank you!
      Hey Maria, Obrigada!

      Kisses,
      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir
  17. Oi Dani!
    Tem autores que são sempre dificeis de resenhar. Gosto bastante de Shakespeare e às vezes passo pelo mesmo problema, rsrs
    Sabe que eu não conhecia essa adaptação de 2013? Mas as outras duas eu assisti (só não gostei que na minha escola não teve filme de Romeu e Julieta, rsrs)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, não acredito que você não assistiu Romeu e Julieta na escola! Eu assisti umas duas vezes, Shakespeare é mesmo sensacional por mais difícil que foi essa leitura eu amei!

      Beijos
      Dani Cruz
      blog-emcomum.blogspot.com.br
      Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

      Excluir
  18. Vou assistir a esse filme, e as outras adaptações, e procurar o livro para ler também. Essa resenha ficou um amor e despertou muito interesse em mim, parabéns!

    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena, fico muito feliz que você tenha curtido nossa resenha, te garanto que tanto o livro quanto os filmes valem muito a pena!

      Beijos
      Dani Cruz

      Excluir